É simples! Sacudir as pernas ajuda a contrair os músculos pélvicos, e inibe a contração dos músculos das paredes da bexiga causando relaxamento e diminuindo a pressão da urina para baixo sobre os esfíncteres (músculos em forma de anel que controlam o canal de passagem da urina) que impedem sua passagem. Assim, consegue conter um volume ainda maior de urina.
É, mas quando o limite desse volume é atingido, não tem jeito, um mecanismo fora do nosso controle voluntário, relaxa os esfíncteres e contrai a musculatura das paredes da bexiga onde quer que você esteja. Aí o xixi, sai mesmo!
O mais curioso, é que é preciso exercer controle sobre o cérebro para esvaziar a bexiga e não para mantê-la cheia. Você já reparou que por mais que chegue correndo ao banheiro, sempre leva um tempinho para conseguir começar a urinar? É preciso usar uma parte do cérebro para bloquear os nervos que mantemos esfíncteres contraídos e a bexiga relaxada e ainda ativar a parte do sistema nervoso que contrai a musculatura da bexiga.
Nenhum comentário:
Postar um comentário